Luva Winterfell 8

A luva Winterfell foi tecida no sentido do punho para os dedos, com agulha circular usando o método do laço mágico. O nome é uma homenagem a uma das casas que eu mais gosto no seriado Games Of Thrones, os Starks. Winterfell é o nome do castelo, e como todo mundo sabe: The winter is coming… (Ok, lá no hemisfério norte ;) )

Material:
60 gramas de lã Merino da Fazenda Caixa Dágua.
Agulha circular 4mm com 80cm de fio ou jogo de agulhas de duas pontas 4mm.
Agulha circular 5mm com 80cm de fio ou jogo de agulhas de duas pontas 5mm.
Agulha de tapeçaria para arrematar
Fio com cor contrastante para colocar os pontos em espera
Agulha auxiliar para tranças

Amostra:
16 pontos x 20 carreiras = 10cm em ponto jersey na agulha 5mm

Medidas finais (não é necessário blocar):
Comprimento (do punho a ponta do dedo) = 24cmComprimento do Polegar = 5,5cmLargura (sem o polegar) = 8cm

Abreviaturas:
M = meiaT = tricô
MS = mate simples ou SSK
2PJM = 2 pontos juntos em meia
AUM = aumento do tipo Make1, ou uma laçada torcida
TF = passe 2 pontos para a agulha auxiliar de tranças, 1T, tricote em meia os 2 pontos da agulha auxiliar.
TT = passe 1T para a agulha auxiliar de tranças, 2M, tricote o ponto tricô da agulha auxiliar.
TDF = passe 2M para a agulha auxiliar de tranças, 2M, tricote em meia os 2 pontos da agulha auxiliar.

Execução:

Mão direita:
Punho:
Monte 36 pontos nas agulha circular 4mm. Coloque um marcador no ínicio e um marcador entre a metade dos pontos. Una os pontos, a luva é tecida circularmente.
Os primeiros 18 pontos são a palma da mão, e onde será trabalhado os aumentos para formar o dedão. Os outros 18 pontos são as costas da mão, e onde será tecido a trança que decora a luva.
Tricote as primeiras 12 carreiras em barra 2X2 (todos os 36 pontos).

Corpo da mão:
1º carreira: 18M, 1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
2º carreira: e todas as carreiras pares, acompanhe os pontos como são mostrados.
3º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
5º carreira: 3M, 1AUM, 1M, 1AUM, 14M, 2T, TF, 2T, TDF, 2T, TT, 2T
7º carreira: 3M, 1AUM, 3M, 1AUM, 14M, 3T,(TF, TT)x2, 3T
9º carreira: 3M, 1AUM, 5M, 1AUM, 14M, 4T, TDF, 2T, TDF, 4T
11º carreira: 3M, 1AUM, 7M, 1AUM, 14M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
13º carreira: 3M, 1AUM, 9M, 1AUM, 14M, 2T, TT, 2T, TDF, 2T, TF, 2T
15º carreira: 3M, 1AUM, 11M, 1AUM, 14M, 1T, TT, 2T, TT, TF, 2T, TF, 1T
17º carreira: 3M, ponha os próximos 13 pontos em um fio auxiliar, levante 1 ponto no fio de trás do ponto debaixo do próximo ponto da agulha para que não fique buraco, 14M, 1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
19º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
21º carreira: 18M, 2T, TF, 2T, TDF, 2T, TT, 2T
23º carreira: 18M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
25º carreira: 18M, 4T, TDF, 2T, TDF, 4T
27º carreira: 18M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
29º carreira: 18M, 2T, TT, 2T, TDF, 2T, TF, 2T
31º carreira: 18M, 1T, TT, 2T, TT, TF, 2T, TF, 1T
33º carreira: 18M, 1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
35º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
37º carreira: MS, acompanhe os pontos como segue até os últimos dois pontos da primeira agulha, 2PJM, MS, 2M, 3T, TDF, 3T, 2M, 2PJM
39º carreira: MS, acompanhe os pontos como seguem até os últimos dois pontos da primeira agulha, 2PJM, MS, acompanhe os pontos como seguem até os últimos dois pontos, 2PJM
40º carreira e demais: Repetir a carreira 39 até ter apenas 2 pontos em cada agulha = total de 4 pontos.
Corte o fio deixando pelo menos 10cm, passe o fio por entre os 4 pontos, dê um nó e arremate o fio no avesso do trabalho.

Polegar:
Coloque os 6 primeiros pontos que ficaram à espera na agulha, mantendo o laço mágico, coloque os outros 7 pontos restantes na outra agulha.
Na próxima carreira levante um ponto meia torcido no fio que aparece sobre o buraco do polegar. Tricote todos os pontos em meia por 12 carreiras, corte o fio deixando uns 10cm, passe o fio por todos os pontos, aperte e dê um nó. Arremate o fio no avesso do trabalho.

Mão esquerda:
Punho:
Siga as intruções da mão direita.

Corpo da mão:
1º carreira: 18M,1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
2º carreira: e todas as carreiras pares, acompanhe os pontos como são mostrados.
3º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
5º carreira: 14M, 1AUM, 1M, 1AUM, 3M, 2T, TF, 2T, TDF, 2T, TT, 2T
7º carreira: 14M, 1AUM, 3M, 1AUM, 3M, 3T,(TF, TT)x2, 3T
9º carreira: 14M, 1AUM, 5M, 1AUM, 3M, 4T, TDF, 2T, TDF, 4T
11º carreira: 14M, 1AUM, 7M, 1AUM, 3M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
13º carreira: 14M, 1AUM, 9M, 1AUM, 3M, 2T, TT, 2T, TDF, 2T, TF, 2T
15º carreira: 14M, 1AUM, 11M, 1AUM, 3M, 1T, TT, 2T, TT, TF, 2T, TF, 1T
17º carreira: 14M, ponha os próximos 13 pontos em um fio auxiliar, levante 1 ponto no fio de trás do ponto debaixo do próximo ponto da agulha para que não fique buraco, 3M, 1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
19º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
21º carreira: 18M, 2T, TF, 2T, TDF, 2T, TT, 2T
23º carreira: 18M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
25º carreira: 18M, 4T, TDF, 2T, TDF, 4T
27º carreira: 18M, 3T, (TF, TT)x2, 3T
29º carreira: 18M, 2T, TT, 2T, TDF, 2T, TF, 2T
31º carreira: 18M, 1T, TT, 2T, TT, TF, 2T, TF, 1T
33º carreira: 18M, 1T, 2M, 3T, 2M, 2T, 2M, 3T, 2M, 1T
35º carreira: 18M, 1T, TF, 2T, TF, TT, 2T, TT, 1T
37º carreira: MS, acompanhe os pontos como segue até os últimos dois pontos da primeira agulha, 2PJM, MS, 2M, 3T, TDF, 3T, 2M, 2PJM
39º carreira: MS, acompanhe os pontos como seguem até os últimos dois pontos da primeira agulha, 2PJM, MS, acompanhe os pontos como seguem até os últimos dois pontos, 2PJM
40º carreira e demais: Repetir a carreira 39 até ter apenas 2 pontos em cada agulha = total de 4 pontos.Corte o fio deixando pelo menos 10cm, passe o fio por entre os 4 pontos, dê um nó e arremate o fio no avesso do trabalho.

Polegar:
Siga as instruções da mão direita.

Arremate os fios no avesso das luvas.

8 thoughts on “Luva Winterfell

  1. Reply Aninha nov 27, 2012 20:43

    Oi Valesca, tudo bem? Acabei de saber do encerramento das atividades do Tricoteiras.com e ao mesmo tempo de descobrir este cantinho. Tive a oportunidade de vê-la “ao vivo e a cores” no Congresso aqui em Curitiba, mas minha timidez me impediu de falar com você. Desejo muita sorte nesta nova fase e também aproveito para agradecer toda a dedicação e empenho de vocês durante todo o período em que o site esteve no ar.

    Estou amando suas criações inspiradas no Game of Thrones, um seriado que eu também sou fã e suas criações, com certeza, estão à altura! =)

    Um grande abraço e muito sucesso, linda!♥

    Bjks, Aninha

    • Reply valesca nov 28, 2012 8:15

      Oi Aninha,

      Na próxima vez fale comigo!
      Adoro conhecer outras tricoteiras.

      Beijos,
      Valesca

  2. Reply Marina nov 27, 2012 21:08

    Oi Valesca,

    Tudo bem com vc?
    Vou te acompanhar por aqui, ok?
    Não sei se lembra de mim, daquela japa quietinha que foi em alguns picknit.

    bjs!
    Marina

  3. Reply Véra Barone nov 28, 2012 4:32

    Muito chique essa luva, Valeska!!!!
    Sucesso sempre prá vc!
    Kisses
    Véra

  4. Reply Jil Sousa nov 29, 2012 3:50

    Oi, Valesca!
    Bom saber que posso seguir acompanhando teus projetos, dicas e criações por aqui.
    Parabéns e sucesso nesse novo espaço!
    bjs, Jil

Leave a Reply